SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um homem de 55 anos, que mora no estado de Madhya Pradesh, na Índia, teve uma garrafa de plástico removida cirurgicamente de seu estômago, numa operação de emergência.
O homem engoliu a garrafa inteira, o que exigiu uma operação de emergência para salvá-lo. Um raio-x capturou a imagem da garrafa dentro do abdômen do homem antes da intervenção médica.
A garrafa foi removida, intacta, no dia 16 de maio pelo cirurgião Manoj Chowdhary. Fotos após a operação mostram a garrafa de plástico verde, de uma linha de óleos para cabelo, já removida.
No caso, o paciente havia engolido uma garrafa de óleo de amla, uma árvore indiana cujos frutos são benéficos ao couro cabeludo. Ainda não está claro se o homem engoliu a garrafa de propósito, e detalhes adicionais não foram divulgados devido ao sigilo do paciente.
Ele está sendo mantido sob observação após a cirurgia.
INGESTÃO DE OBJETOS PODE SER DISTÚRBIO
A ingestão deliberada de corpos estranhos (DFBI, na sigla em inglês) é um distúrbio psicopatológico raro, que envolve a ingestão de objetos não nutritivos, que causam autolesão.
A DFBI frequentemente impulsiva, repetitiva e difícil de tratar, exigindo múltiplas intervenções médicas. Apesar disso, há pouca literatura sobre o assunto e opções limitadas de tratamento.
Redação / Folhapress