Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na manhã desta segunda-feira prendeu o influenciador digital Kleber Rodrigues de Moraes. Também chamado de Klebim, o influencer tem 4 milhões de seguidores no YouTube, Instagram e Facebook.
A PCDF cumpre quatro prisões temporárias, sete mandados de busca e apreensão, sequestro de nove carros de luxo, como Ferrari, Lamborghini e Mercedes, além do arresto de uma mansão no Park Way avaliada em R$ 4 milhões.
A corporação ainda pediu o bloqueio de R$ 10 milhões das contas de quatro investigados e de três empresas envolvidas no esquema criminoso.
De acordo com as investigações, o influenciador digital utilizava seus perfis nas redes sociais para promover e realizar sorteios de veículos de luxo, com sofisticados sistemas de som e customização. Klebim e outros três alvos foram presos temporariamente pelos crimes de lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar.
Como os sorteios não era autorizados, o youtuber não recolheia impostos. Klebim lavava o dinheiro dos sorteios com a aquisição de veículos superesportivos, registrados em nome de laranjas, incluindo a própria mãe e empresas de fachada.Além de Klebim, foram presos, acusados de integrar o esquema criminoso, Pedro Henrique Barroso Neiva, Vinícius Couto Farago e Alex Bruno da Silva Vale.
Segundo o diretor da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), delegado Fernando Cocito, os influenciadores digitais criminosos arrastavam milhares de seguidores com o discurso de legalidade e lucratividade das rifas de veículos.
A defesa de Klebim e outros influencers ainda não se manifestou.