O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas vermelhos de risco de chuva superior a 100 mm por dia em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, com possibilidade de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas”.
Para se ter uma ideia, cada milímetro de chuva corresponde a um litro despejado em uma área de 1 metro quadrado. No caso deste alerta, por exemplo, trata-se de 100 litros acumulados por dia.
Os três estados também têm, segundo o Inmet, alertas laranja de risco de chuva intensa e ventos costeiros com variação de 60 a 100 km/h. As condições climáticas previstas podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. No caso da chuva intensa, há chance de chuva que pode variar entre 50 e 100 mm/dia,
Santa Catarina tem alagamentos e deslizamentos
Em Santa Catarina, a chuva registrada desde a noite de sábado (26) provocou deslizamentos de terra, alagamentos e queda de árvores em diversos municípios. Segundo a Defesa Civil informou no domingo (27), o estado está em alerta máximo por causa do mau tempo.
A instabilidade no tempo ocorre por conta da circulação marítima intensificada pela presença de áreas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera. O alerta é válido até às 23h59 de terça-feira (29)