Isenção da taxa do Enem 2026 pode ser solicitada até esta quinta-feira (30)

A gratuidade é destinada a estudantes que atendam a critérios socioeconômicos definidos pelo Inep

Foto: Reprodução

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 sem pagamento da taxa de inscrição têm até esta quinta-feira (30) para fazer a solicitação de isenção. No mesmo prazo, também deve ser enviada a justificativa de ausência para quem não compareceu aos dois dias de prova do Enem 2025.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo, que inicialmente terminaria no dia 24 deste mês. Os procedimentos devem ser realizados exclusivamente pela Página do Participante, com acesso por meio da conta Gov.br.

A gratuidade é destinada a estudantes que atendam a critérios socioeconômicos definidos pelo Inep. Entre eles estão alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas em 2026, candidatos que cursaram toda a etapa em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, desde que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Também têm direito à isenção pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de participantes do programa Pé-de-Meia.

Mesmo com a solicitação aprovada, o candidato precisará se inscrever normalmente no Enem dentro do período que será divulgado em edital próprio. A concessão da isenção não substitui a inscrição no exame.

O resultado dos pedidos será divulgado em 13 de maio.

A justificativa de ausência é exigida de candidatos que obtiveram isenção no Enem 2025, mas não compareceram às provas e desejam manter o direito à gratuidade na edição de 2026.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS