RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Leilão de 14 travessias hídricas em SP recebe quatro propostas

O certame está marcado para a tarde desta quinta-feira (13), na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo)

Tarcísio de Freitas encaminha à Alesp proposta de PPP para a operação das travessias de balsas; entenda
Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governo de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (10) quatro propostas para o leilão de concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado. Os documentos foram entregues pelas empresas Cs Infra e Comporte e pelos consórcios Acqua Vias SP, encabeçado pela Internacional Marítima, e Consórcio Travessias SP.

O certame está marcado para a tarde desta quinta-feira (13), na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo).

O projeto prevê a concessão de 14 linhas de transporte no sistema de travessias hídricas.

A concessão inclui travessias consideradas estratégicas no litoral do estado, como as entre Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela. Além disso, abrange o sistema de balsas da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), que conta com três balsas para atender a região metropolitana de São Paulo (Bororé, Taquacetuba e João Basso) e o serviço de balsa no reservatório de Paraibuna, com três travessias na região do Vale do Paraíba: Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra e Porto Varginha.

O governo estadual estima investimentos de R$ 2,5 bilhões, que incluem renovação completa da infraestrutura, construção de novos terminais e aquisição de 45 novas embarcações elétricas, híbridas e de baixo consumo.

O modelo da concessão é de PPP (parceria público-privada), com prazo contratual de 20 anos.

A base tarifária atual será mantida, assim como a gratuidade e os benefícios concedidos a usuários e moradores das regiões atendidas pelos serviços.

Entre as rotas contempladas estão São Sebastião-Ilhabela, Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, Cananéia-Continente, Cananéia-Ilha Comprida, Cananéia-Ariri, Iguape-Juréia, Bororé-Grajaú, Taquacetuba-Bororé, João Basso-Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.

O sistema transporta por ano cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos.

Um dos proponentes, o Consórcio Travessias SP é composto por CLD Construtora, Biancar Serviços e Locações, Camila Navegação Transporte, Engemais Empreendimentos e Participações, F. Andrei Neto, Raff Geração e Comércio de Energia Elétrica.

PAULO RICARDO MARTINS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS