O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “chantagem tarifária” as medidas de retaliação econômica adotadas pelos Estados Unidos de Donald Trump. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8), durante cúpula virtual do Brics, que reuniu líderes do bloco de países emergentes.
“A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas. A imposição de medidas extraterritoriais ameaça nossas instituições. Sanções secundárias restringem nossa liberdade de fortalecer o comércio com países amigos”, declarou Lula.
O presidente voltou a criticar a paralisação da Organização Mundial do Comércio (OMC) e afirmou que princípios básicos do livre comércio vêm sendo enterrados. “A Organização Mundial do Comércio [OMC] está paralisada há anos. Em poucas semanas, medidas unilaterais transformaram em letra morta princípios basilares do livre comércio como as cláusulas de Nação Mais Favorecida e de Tratamento Nacional. Agora assistimos ao enterro formal desses princípios. Nossos países se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais”, disse.
Para ele, cabe ao Brics “liderar a refundação do sistema multilateral de comércio em bases modernas e voltadas às nossas necessidades de desenvolvimento”.
Na reunião, também foram discutidos mecanismos para ampliar o comércio entre os membros do bloco, o papel do Novo Banco de Desenvolvimento, além de pautas ambientais e conflitos internacionais. Lula reforçou o convite para que os líderes participem da COP30, em 2025, em Belém.
Em nota, o governo informou que o Brics reafirmou seu compromisso: “Diante da crescente instabilidade internacional, tanto no campo econômico como no político, o Brics reafirmou seu compromisso com a preservação e o fortalecimento do multilateralismo, bem como com a reforma das instituições internacionais”.
O discurso do brasileiro nesta segunda se aproxima daquele feito por Xi Jinping, líder da China, durante a cúpula, que também reiterou uma defesa do multilateralismo frente às medidas.
“Atualmente, o mundo passa por uma transformação que dura um século, com hegemonismo, unilateralismo e protecionismo em ascensão. Alguns países iniciaram guerras comerciais e tarifárias, impactando severamente a economia mundial e minando as regras do comércio internacional”, disse Xi.
“Neste momento crítico, os países do BRICS, como o escalão líder do Sul Global, devem manter o espírito do BRICS de abertura, inclusão e cooperação vantajosa para todos, defender conjuntamente o multilateralismo, defender o sistema multilateral de comércio, promover uma “maior cooperação do BRICS.”



