RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula e ministros lamentam morte do ex-deputado Paulo Frateschi

Segundo boletim de ocorrência, o ex-parlamentar foi morto a facadas pelo próprio filho, que teria sofrido um surto psicológico

Paulo Frateschi morreu aos 75 anos | Foto: Reprodução/Redes sociais
Paulo Frateschi morreu aos 75 anos | Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do governo federal utilizaram as redes sociais para lamentar a morte do ex-deputado estadual Paulo Frateschi, histórico dirigente do PT, que morreu aos 75 anos ao ser esfaqueado pelo próprio filho nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

“Perco um grande e leal companheiro, com quem compartilhei décadas de lutas por um Brasil mais justo. Paulo Frateschi sempre uniu sua simpatia e sua capacidade agregadora a uma grande coragem. Desafiou com bravura o autoritarismo. Foi perseguido pela ditadura militar. Mas venceu. Ajudou o Brasil a reconquistar a sua democracia. E atuou na fundação e consolidação do Partido dos Trabalhadores, do qual foi um grande dirigente”, escreveu o presidente.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, também manifestou pesar pela perda e se solidarizou com a família do ex-deputado.

“Profundamente triste com a perda do companheiro Paulo Frateschi. Que Deus dê forças à família e aos muitos amigos e amigas que ele fez, ao longo de uma vida de coragem política, solidariedade e generosidade”

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, relembrou a trajetória de Frateschi ao se despedir do companheiro de partido.

Hoje nos despedimos do amigo Paulo Frateschi, companheiro querido, homem fraterno e referência de compromisso público e político no Brasil. Ex-presidente estadual do PT em São Paulo e dirigente histórico do partido, foi defensor incansável da democracia, com coragem e determinação. Filiado ao partido desde os primeiros anos da legenda, exerceu mandato de deputado estadual e atuou em movimentos sociais em defesa dos trabalhadores e das liberdades públicas. Foi ainda secretário municipal de Relações Governamentais na minha gestão na Prefeitura de SP onde contribuiu com dedicação e excelência. Manifesto profunda solidariedade à companheira Yolanda, aos familiares e aos amigos.

O Partido dos Trabalhadores também emitiu uma nota de pesar. Leia a íntegra:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido.

Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo.

Paulo Frateschi deixa um legado, marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ele ajudou a inspirar.

A ausência do nosso querido Frateschi deixa uma lacuna irreparável entre amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta.

Manifestamos à família, aos amigos e a todos que com ele caminharam, a nossa mais sincera solidariedade.”

O caso

Paulo Frateschi, 75, morreu após ser esfaqueado pelo próprio filho, Francisco Frateschi, 34, que teria sofrido um surto psicológico. A tragédia aconteceu nesta quinta-feira (6), na casa da família, localizada no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência sobre um “indivíduo esfaqueado” na rua Ponta Porã. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o ex-deputado caído na cozinha, com um ferimento no abdômen.

Ainda segundo o registro, o filho teria atacado o pai durante um surto. A mãe, Yolanda Maux, também foi agredida e sofreu uma fratura no braço, sendo levada para a UPA da Lapa. Paulo Frateschi chegou a ser encaminhado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro relato policial descreve o caso como uma “ocorrência em âmbito familiar” e afirma que, após uma discussão, o suspeito atingiu o pai com golpes de faca no abdômen e no braço.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS