RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula terá encontro com Giorgia Meloni na Itália marcado de última hora

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – De início deixado de lado com a justificativa de incompatibilidade de agendas, um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi acrescentando à visita oficial do petista ao país europeu de última hora, informou o governo nesta terça-feira (20).

A reunião com a líder de ultradireita ocorre na tarde desta quarta-feira (21). Antes, a viagem oficial de Lula contava apenas com encontros com o presidente italiano, Sergio Mattarella, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e o papa Francisco, este no Vaticano.

Na sequência, quando o petista deixa a Itália e parte para Paris, há também um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, e possíveis bilaterais com outros líderes, entre eles o premiê do Haiti, Ariel Henry, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Meloni assumiu o cargo de primeira-ministra em outubro de 2022. Ela lidera o primeiro governo de ultradireita na Itália desde o fim da Segunda Guerra, além de ser a primeira mulher a ocupar o posto.

Havia o temor entre interlocutores dos governos brasileiro e italiano de que a ausência de um encontro com Meloni pudesse publicizar a imagem de que diferenças ideológicas entre os dois líderes seriam um empecilho para o diálogo de alto nível entre Estados.

Ainda na Itália, além das autoridades, Lula também terá um encontro com o sociólogo Domenico de Masi. De acordo com o Itamaraty, Lula e o presidente Mattarella tratarão de temas como cooperação na área de Defesa, especialmente na transferência de tecnologia, e do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. O italiano também oferecerá um almoço a Lula e à primeira-dama, Rosângela da Silva.

Já o encontro com o prefeito Gualtieri será de “natureza pessoal”. O líder de Roma chegou a visitar Lula quando ele esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019, no âmbito da Operação Lava Jato. À época, em julho de 2018, Gualtieri exercia mandato como eurodeputado.

Já com o papa Francisco, o principal tema em discussão será a Guerra da Ucrânia, além de política para a redução das desigualdades sociais e para o combate à fome.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS