SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Desde que estreou no comando do Corinthians, o técnico Vanderlei Luxemburgo repete em entrevistas coletivas o bordão de que vê “coisas positivas” na equipe. A visão, no entanto, contrasta drasticamente com os resultados de seu time.
Luxa reforça a importância da entrada de jovens no setor ofensivo. Ele começou a “saga” com Pedro e Matheus Araújo, mas sacou os jovens dos 11 iniciais pouco depois. O primeiro, inclusive, nem sequer ficou no banco de reservas nesta quarta-feira (17), na derrota para o Atlético-MG por 2 a 0 na Copa do Brasil.
Os nomes da vez do técnico são Wesley e Felipe Augusto. Nos últimos dias, os dois crias da base ganharam tempo de jogo -Barletta e Adson também acabaram testados, mas não tiveram sequência.
Na defesa, ele evita falar sobre falhas e nega problemas defensivos. Apesar disto, o Corinthians sofreu nove gols em cinco partidas sob novo comando e expôs fragilidades na bola aérea.
A evolução do coletivo também já foi citada por Luxemburgo, que ainda não venceu em sua terceira passagem no clube paulista: foram três derrotas e dois empates desde o início do mês.
Por fim, há mistério sobre avaliações individuais. Desde que chegou ao clube, o técnico evita abordar o desempenho de jogadores quando questionado e diz que vai trabalhar “internamente”. A resposta ao torcedor vem por meio das escalações: até agora, ele não repetiu o time titular.
Alguma coisa boa aconteceu, sempre falo. [Hoje] fizemos a entrada do Paulinho como volante e ele jogou muito bem, participou, desarmou… As mudanças que poderiam dar um efeito diferente, não deram o efeito que esperávamos. Aí tivemos uma queda muito grande. A gente acerta e erra, faz parte do futebol” Vanderlei Luxemburgo, sobre derrota de 2 a 0 para o Atlético-MG
SEQUÊNCIA PESADA
O Corinthians tem uma série de jogos pesados pela frente para mostrar, em campo, a evolução vista por Luxemburgo.
Dois deles são decisivos: o primeiro é da Libertadores, torneio em que o time está, momentaneamente, fora da próxima fase. A “revanche” contra o Atlético-MG na Copa do Brasil ocorre no dia 31 e pode eliminar os paulistas do torneio. Confira:
21/05 (domingo, 16h): Flamengo x Corinthians – Brasileirão
24/05 (quarta-feira, 21h30): Argentinos Juniors x Corinthians – Libertadores
28/05 (domingo, 16h): Corinthians x Fluminense – Brasileirão
31/05 (quarta-feira, 21h30): Corinthians x Atlético-MG – Copa do Brasil
BRUNO MADRID; / Folhapress