A cantora Marisa Monte será embaixadora do USP Diversa – programa de doação voltado para o financiamento de bolsas de permanência estudantil. Marisa visitou a Reitoria na última quinta-feira, 15 , e se encontrou com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda. A reunião visou discutir a realização de ações conjuntas para promover a inclusão social, o acolhimento e a utilização da arte como instrumento de integração e bem-estar.
A USP começou a incorporar ações afirmativas em 2006, com a criação de uma política de bônus para estimular o ingresso de estudantes da rede pública de ensino médio. A reserva de vagas para estudantes do ensino público e étnico-raciais foi adotada em 2018.
Para Marisa Monte, “o ingresso em uma universidade é algo transformador, não só para a pessoa que entra, mas também para todos os que estão à sua volta. Transforma a vida dos pais, dos irmãos, de toda a sociedade. Aumentar a inclusão e a diversidade é um problema de todos nós, por isso é importante que a sociedade veja o trabalho que vocês fazem aqui”.
A cantora se comprometeu a participar de campanhas para divulgar o programa USP Diversa e outras ações para sensibilizar a sociedade civil sobre a importância da inclusão e das políticas de permanência estudantil nas universidades.
“A inclusão é uma coisa que, uma vez que acontece, ninguém tira de você. É algo que reflete na sua vida inteira, não envelhece, só melhora, só cresce e vai refletir nas gerações depois de você, inspirando as pessoas a acreditar que são capazes de viver essa experiência de ter acesso à educação de qualidade”, defendeu a artista.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa, Paulo Alberto Nussenzveig; a coordenadora adjunta de Administração Geral, Heliani Berlato dos Santos; a diretora da Cardio-Oncologia do Instituto do Coração (Incor), Ludhmila Abrahão Hajjar; o chefe de Gabinete, Arlindo Philippi Junior; a editora-executiva da Superintendência de Comunicação Social, Márcia Blasques; o coordenador do Escritório de Desenvolvimento de Parcerias, Moacir de Miranda Oliveira Junior; os professores da ECA, Dorinho Bastos e Lucia Maciel Barbosa de Oliveira; e a médica do Instituto do Câncer, Stephanie Itala Rizk.