Durante todo o período de tratamento, as únicas pessoas que ela vê são sua equipe médica, que estão vestidos com roupas de proteção da cabeça aos pés, quase sempre ocultado seus rostos.
Conhecendo esse ambiente difícil para os pacientes, o médico Robertino Rodriguez, decidiu fazer algo para mudar o clima do hospital onde trabalha, o Scripps Mercy, EUA.
“Ontem me senti mal por meus pacientes em emergência quando entrava na sala com o rosto coberto de EPI (equipamento de proteção individual)”, escreveu ele no Instagram.
“Um sorriso tranquilizador faz uma grande diferença para um paciente assustado. Então fiz um “crachá” laminado gigante para o meu EPI, assim meus pacientes poderiam ver um sorriso tranquilizador e reconfortante”.
Pouco depois, os colegas de profissão de Robertino também aderiram à iniciativa.
“Uma coisa que os profissionais de saúde fazem para que nossos pacientes se sintam à vontade é tranquilizá-los com nossos sorrisos, mas agora que temos que usar máscaras, não podemos fazer isso”, disse o médico. Mas agora as coisas mudaram.
“Um sorriso ajuda bastante a confortar um paciente assustado – trazendo algum brilho nesses tempos sombrios”, complementou.
“Por isso estamos fazendo isso”, comentou Rodriguez.