O transporte público por trilhos e também por ônibus metropolitanos será gratuito no domingo, dia de eleição. A medida, segundo o governo estadual, vale para Metrô, trens da CPTM, ônibus da EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado. A medida, segundo o governo, custará R$ 11,5 milhões aos cofres públicos. Lembrando que, nesta semana, a Prefeitura de São Paulo já havia anunciado a gratuidade para os ônibus municipais que circulam na capital paulista.
O transporte será gratuito em qualquer linha, das 6h às 20h; o mesmo horário vale para Metrô, CPTM e ônibus da EMTU. Os passageiros vão embarcar pela porta traseira. Essas iniciativas têm como base a decisão do Supremo Tribunal Federal, que liberou o transporte público gratuito no segundo turno das eleições. A decisão permite que prefeitos e governadores que adotarem a medida não sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.
Avenida Paulista – A Justiça de São Paulo determinou que o candidato eleito à Presidência no segundo turno das eleições terá o direito a ocupar a Avenida Paulista no domingo, após a definição do pleito. A ocupação não poderá ocorrer antes do término do horário de votação, às 17h, sendo indicado que se inicie a partir de 20h30. O objetivo é que haja uma maior segurança e tranquilidade aos eleitores.
Na decisão, o juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara de Fazenda Pública, afirmou que a determinação segue o que havia sido acordado pelos dois grupos concorrentes antes do primeiro turno. O magistrado ressaltou que a ação considera o resultado da votação presidencial, e não da estadual, que elegerá o novo governador, para definir o grupo que poderá ocupar o local.
Da Redação, com informações da Agência Brasil e do G1