Mulher em Construção chega aos 18 anos e já capacitou 7.000 mulheres para construção civil

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, uma iniciativa para inclusão das mulheres na construção civil chega aos 18 anos. Atingir a maioridade e incluir mulheres num dos setores mais dominados pelos homens são motivos de comemoração.

Trata-se da Ong Mulher em Construção, que surgiu em 2006 no Rio Grande do Sul. A ideia foi de Bia Kern, fundadora da ong, inconformada com a condição da mulher e pensando na situação econômica que poderia ser melhorada. A entidade trabalha na capacitação de mulheres para a área da construção civil.

Camila Alhadeff, diretora executiva da Mulher em Construção, em entrevista à Novabrasil, citou o mercado gigantesco do setor, com muitas oportunidades na geração de renda para as mulheres. Segundo ela, já foram capacitadas mais de 7.000 mulheres pela organização.

Ao comentar esse mercado dominado pelos homens, Camila lembra que é um setor ainda machista e que gera preconceitos com as mulheres. “As mulheres quando chegam no canteiro de obras ainda causam alvoroço e a questão do assédio ainda é muito séria”, diz ela.

Nesse sentido, o papel da ong é preparar as mulheres e também o mercado para receber essas trabalhadoras. A mudança de cultura, de comportamento, a informação para as pessoas envolvidas é parte do trabalho da Mulher em Construção. Isso inclui homens e mulheres bem informados sobre o tema.

Dados recentes sobre o impacto da atuação da Mulher em Construção indicam que a taxa de desemprego entre as participantes da ong caiu de 47% para 22%. Já as dependentes do bolsa família foram reduzidas de 32% para 12%, gerando autonomia para essas pessoas.

Camila Alhadeff destaca ainda que “no começo da capacitação, 4% ganham acima de 3 salários mínimos, mas, ao final do treinamento esse índice sobe para 16%”. A questão da independência financeira é um dos pilares da organização e que vai se refletir em melhores condições na vida dessas mulheres.

A  Ong Mulher em Construção é uma organização sem fins lucrativos e que recebe doações de pessoas físicas e de empresas. O site da entidade é mulheremconstrucao.org.br.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS