A nova cédula de R$ 200, anunciada pelo Banco Central no dia 29 de Julho, entrará em circulação a partir do final do mês de agosto, mas, em um comércio popular em Madureira, na zona Norte do Rio de Janeiro, uma versão falsificada do dinheiro já está em circulação.
A falsificação viralizou na internet nesta última semana, e a a nota trás a imagem do lobo-guará, animal escolhido pelo BC para ilustrar as novas cédulas do real, que ainda não tem data oficial para o início da circulação.
A nova nota, segundo o portal de notícias Exame, visa atender a demanda por dinheiro em espécie, que aumentou durante a pandemia da Covid-19. A falta de retorno ao sistema bancário de valores pagos em espécie a beneficiários do auxílio-emergencial de R$ 600 também motivaram a criação de uma nova cédula.
Identificação da nota falsa
O aplicativo “Dinheiro Brasileiro”, criado em 2016 devido o acontecimento das Olimpíadas no Rio de Janeiro, permite que o usuário verifique se uma nota é falsificada.
Para usar, basta fotografar a nota e o aplicativo verificará os elementos de segurança presentes nas notas oficiais.
O crime de falsificação está previsto no Artigo 289 do Código Penal Brasileiro, e a pena para quem comete esse tipo de crime varia entre 3 e 12 anos de prisão.