A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (18) uma operação contra um grupo acusado de desviar mais de R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Maranhão.
A ação, intitulada “Operação Lei do Retorno”, tem como principais alvos a deputada Daniella (PSB) e o ex-prefeito de Caxias e atual secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Fábio Gentil. Os dois negam as acusações. Ao todo, foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas, empresas e servidores públicos nas cidades maranhenses de Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra e Joselândia, e em Teresina.
Investigação
A Polícia Federal investiga fraudes em licitações municipais ocorridas entre 2021 e 2025. Segundo divulgado pelos agentes, foi identificado que parte dos valores contratados com recursos do Fundeb retornou aos servidores públicos envolvidos no caso.
A operação tem como alvo o grupo acusado de manipular licitações públicas em municípios do Nordeste e de desviar recursos federais repassados por meio do Fundeb, além da apropriação de parte dos valores desviados pelos servidores públicos envolvidos no esquema criminoso.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
O que dizem os acusados?
Confira na íntegra a nota pela assessoria da deputada Daniella (PSB):
“A deputada estadual Daniella confirma que, na data de hoje (19), a Polícia Federal realizou operação em seu gabinete na Assembleia Legislativa. Reforça que não há qualquer indício de irregularidade em sua atuação parlamentar e que confia plenamente no trabalho das instituições. A parlamentar e sua equipe jurídica acompanham o caso de perto e estão inteiramente à disposição para eventuais esclarecimentos. A deputada Daniella segue com a consciência tranquila e reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito ao interesse público”, diz o texto.
Veja na íntegra a nota da assessoria de imprensa de Fábio Gentil, atual secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão:
“Fábio Gentil, informa que, nesta terça-feira (19), sua residência recebeu uma diligência conduzida pela Polícia Federal. Ressalta que não há qualquer fato que desabone sua conduta e reafirma sua confiança no trabalho das autoridades competentes. Reitera que sua prestação de contas, referente ao período em que esteve à frente da Prefeitura de Caxias, entre os anos de 2021 e 2024, foi integralmente aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado, sem qualquer indício de irregularidade ou má aplicação de recursos públicos. A assessoria jurídica acompanha todos os desdobramentos e se coloca à disposição para prestar os devidos esclarecimentos. Com tranquilidade, o líder político reforça sua postura ética e seu compromisso com a legalidade, a transparência e a defesa do interesse público”, diz a nota.



