RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Otan não se envolverá diretamente no conflito na Ucrânia, diz chanceler alemão

Reprodução

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou, nesta sexta-feira, 4, que “está completamente claro” que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não se envolverá diretamente no conflito entre Rússia e Ucrânia, mesmo após pedidos de Kiev para que a aliança decrete bloqueio do espaço aéreo do país.

“Juntos, estamos garantindo que ninguém ataque o território da Otan”, disse ele a repórteres, observando que a aliança posicionou tropas adicionais em seus Estados membros do leste para esse fim.

Scholz também disse que não vê riscos à população decorrentes do incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, após ataque da Rússia. Segundo ele, a Alemanha realizou medições imediatamente e trocou informações com outras nações após o incidente. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, confirmou que não houve vazamento. O fogo na usina já foi controlado.

Blinken
Já o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira que a Otan é uma aliança de defesa, mas estará preparada em caso de confronto. “Não buscamos conflito. Mas se o conflito vier até nós, estamos prontos para isso, e defenderemos cada centímetro do território da Otan”, afirmou Blinken,

O comentário veio antes de Blinken participar de reunião com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e suas contrapartes de países aliados para discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia.

 

Fonte: Associated Press.
Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS