Parceria vai assegurar o bem-estar animal nas atividades culturais e esportivas equestres

Documento prevê a divulgação de protocolos, regulamentos e manuais de boas práticas e Bem-Estar Animal

0
Imagem ilustrativa Foto: PixaBay.

Um Termo de Cooperação Técnica firmado entre várias entidades vai assegurar o Bem-Estar Animal nas atividades culturais e esportivas equestres em todo o Brasil. A parceria foi firmada entre a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), a Procuradoria-Geral da República, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O documento prevê a divulgação de protocolos, regulamentos e manuais de boas práticas e Bem-Estar Animal. O presidente da ABQM, Caco Auricchio, espera que os protocolos e regras referentes à Segurança Jurídica sejam divulgados neste ano. O anúncio do termo foi feito pelo executivo da associação na cerimônia de encerramento do 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil da associação, realizados no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), entre os dias 9 e 17 deste mês.

Durante a assinatura do termo, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, destacou a importância socioeconômica dessas atividades culturais e esportivas equestres. Segundo ele, estima-se que a cadeia produtiva da equinocultura movimente aproximadamente R$ 30 bilhões por ano no Brasil.

“Demos um passo extraordinário ao levar a nossa realidade às autoridades nacionais. Trabalhamos com muito respeito, movimentamos a economia e geramos trabalho e renda para mais de três milhões de famílias. A diretoria da ABQM, conselho e associados lutam juntos por isso”, afirmou Caco Auricchio.