PF e Febraban alertam para novo golpe envolvendo celular

A Polícia Federal e a Febraban, federação que representa os bancos, alertam para um novo tipo de golpe no país envolvendo telefones celulares. O ataque é chamado de “mão fantasma”. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a vítima é induzida a instalar um software que dá acesso ao celular para que os fraudadores consigam vasculhar o aparelho para encontrar senhas e utilizar os aplicativos de bancos para cometer fraudes.

Os criminosos se passam por funcionários dos bancos e contam com gravações que simulam uma central telefônica, por exemplo, em que vários integrantes da quadrilha atuam para convencer as vítimas numa mesma ligação. As quadrilhas informam que a conta foi invadida ou que foi identificado movimentações suspeitas, e que vão encaminhar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema.

Se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.Eles ganham a confiança das pessoas através de uma ligação convincente e confirmação de diversos dados. Com fala equilibrada, bom português e mostrando que conhecem a pessoa, eles ganham a confiança e passam a ter um certo nível de relacionamento que gera intimidade. A estimativa da Polícia Federal é que cerca de 40 mil pessoas podem ter caído no golpe no País.Em nota, a Febraban esclarece que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas e que não há registro de violação da segurança desses aplicativo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS