RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

PF realiza operação contra venda bilionária de ouro clandestino da Amazônia

Operação Verde Brasil,Garimpo ilegal, Marabá

Nesta quarta-feira (15), a Polícia Federal cumpre três mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e sete estados. A Operação Sisaque investiga uma organização criminosa de contrabando de ouro extraído por garimpos ilegais da Amazônia.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 2 bilhões dos investigados, que emitiam falsas notas ficais para criar imagem de legalidade ao ouro comercializado. Entre 2020 e 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro, a fraude na emissão de notas fiscais eletrônicas bateu R$ 4 bilhões, o que equivale a 13 toneladas de ouro.

Os mandados são cumpridos em Itaituba (PA), Rio de Janeiro, Belém, Santarém (PA), Manaus, São Paulo, Tatuí (SP), Campinas (SP), Brasília, Goiânia, Sinop (MT) e Boa Vista.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, o esquema facilitaria o envio do ouro para quatro países: Itália, China , Suíça e Emirados Árabes. O ouro era exportado de forma ilegal e clandestina por meio de uma empresa com sede nos Estados Unidos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS