RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia Federal faz operação para retirar madeireiros da terra indígena em Rondônia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal, o Ibama e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) iniciaram nesta quinta (11) uma operação na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia, para retirar invasores envolvidos com desmatamento e extração ilegal de madeira.

A ação desta manhã se concentrou nos 12 maiores pontos de alerta dentro da terra indígena, e 20 madeireiras foram alvo por fraudarem emissões de crédito no Sistema de Documento de Origem Florestal, diz a PF.

Segundo a polícia, o esquema é usado para “esquentar” a origem dos produtos florestais que são comercializados ilegalmente, ou seja, dar aparência de legalidade por meio de laranjas e planos de manejo fraudulentos.

O objetivo da operação é identificar pessoas envolvidas nas atividades de grilagem e de extração ilegal de madeira e destruir maquinário e pontes usadas pelos criminosos para acessar a Terra Indígena Karipuna.

Os responsáveis pelos equipamentos serão levados à sede da PF em Rondônia. Segundo a corporação, a região tem sido monitorada desde o início do ano.

A Polícia Federal destinou 80 agentes para a ação, e também participaram 10 servidores do Ibama, que cedeu um helicóptero, e um da Funai.

Segundo a liderança Adriano Karipuna, os crimes, que também envolvem pesca predatória, são denunciados desde 2017.

“Sabemos que é muito difícil recompor florestas que foram destruídas. Já fiz pronunciamento na ONU em Nova York e em Genebra, e fiz essa denúncia do desmatamento no Vaticano, durante o Sínodo da Amazônia.”

Adriano diz que há indígenas isolados na terra indígena, que tem 153 mil hectares, e que a pesca predatória no rio Jaci-Paraná é mais uma ameaça a esse grupo.

Pressionados por grileiros e madeireiros, os karipuna têm dificuldades de recompor sua população após quase serem exterminados. Hoje, há menos de cem pessoas vivendo no território.

LUCAS LACERDA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS