Uso de máscaras deixa de ser exigido na cidade do Rio de Janeiro

Homem se refresca no chafariz da Praça Saens Pena, em dia de alta temperatura no Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro decidiu acabar, a partir desta terça-feira, 8 com a obrigatoriedade do uso de máscaras, em lugares fechados. A capital é a primeira do país a liberar totalmente o uso do equipamento.

 

(foto: Fernando Frazão)

A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes após uma reunião do Comitê Científico da prefeitura e oficializada por meio de um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira, 7.

Segundo o texto, o fim da obrigatoriedade vale para repartições públicas, comércio, transporte público, escolas, boates e casas de shows. No entanto, o uso do equipamento segue obrigatório em estabelecimentos de saúde.

O novo decreto prevê ainda para as próximas três semanas o fim da exigência de passaporte para a entrada em eventos e estabelecimentos na cidade. Essa exigência estará automaticamente cancelada quando a cidade atingir 70% de imunização com a dose de reforço entre a população com 18 anos ou mais.

(foto: Prefeitura Rio)

A capital fluminense registra neste momento um cenário de queda no número de mortes e de casos de covid-19. A vacinação segue também num ritmo avançado. Até o momento, 54% da população acima de 18 anos já tomou a terceira dose.

A Secretária Municipal de Saúde afirma que apesar de não obrigatório é indicado que principalmente pessoas idosas, e aquelas que ainda não estão com o ciclo de vacinação completa, continue fazendo o uso do item

A obrigatoriedade do item de proteção ao ar livre já havia sido encerrada em outubro passado.

 

Camila Grecco, Redação NBFM

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS