Presidente Jair Bolsonaro embarca para a Itália e não vai à COP26

O presidente Jair Bolsonaro diz que não vai à COP26 por estratégia de governo/ Foto Antônio Cruz Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na noite de ontem para a Itália, onde participará no fim de semana da reunião de cúpula do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo. Em 2020, o encontro dos chefes de estado foi realizado por videoconferência, em razão da pandemia.

Neste ano, o evento voltou a ser presencial. Entre os principais temas a serem discutidos durante a cúpula estão as mudanças climáticas e a retomada da economia após a pandemia.

Depois das reuniões que vão terminar no domingo, os chefes de Estado e de governo do G20 vão para Glasgow, na Escócia, para a COP26, que vai tratar das mudanças climáticas. 

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, vai permanecer na Itália até terça-feira .Em Pádua, o presidente deve participar de uma cerimônia para receber o título de cidadão honorário de Anguillara Veneta, onde nasceu um bisavô de Bolsonaro.

O presidente também deve participar de uma cerimônia na cidade de Pistoia, onde estão enterrados soldados brasileiros que lutaram na região durante a Segunda Guerra Mundial  contra as nazistas.

O presidente Jair Bolsonaro disse que decidiu não participar da COP26 por uma estratégia do governo e que ele será representado no evento pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. 

O Brasil vem sendo criticado em todo o mundo por sua atual política ambiental e vai chegar na COP26 com a credibilidade em baixa, como um dos 5 países que mais agravaram o aquecimento global mesmo com a pandemia.

No ano passado, o Brasil elevou as emissões de gases do efeito estufa em quase 5%, contrariando as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Por outro lado, representantes de empresas brasileiras, ambientalistas e também políticos vão estar em Glasgow para atuar nas negociações do clima e fazer um contraponto à postura do presidente Jair Bolsonaro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS