Os professores da rede estadual terão reajuste de até 73 por cento no salário-base a partir do próximo ano. O valor passará de 2 mil e 900 reais, considerando uma jornada de 40 horas semanais, para 5 mil reais, e valerá para os que aderirem à nova carreira que será criada.
Recentemente, em entrevista ao Nova Manhã, o secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, disse que preparava novidades em relação à carreira dos professores. Além do aumento, haverá mudanças na avaliação de desempenho que agora serão constantes.
O professor não fará mais o mesmo tipo de avaliação ao longo da carreira. Paralelamente a provas de competências e habilidades específicas, ele terá de apresentar um portfólio. Rossieli Soares não detalhou que tipo de publicação será considerada, e o método de avaliação ainda será definido com mais detalhes. O projeto será enviado em janeiro à Assembleia Legislativa.
Segundo o governador João Doria, o reajuste faz parte de um projeto de modernização com investimento total de 3 bilhões e 700 milhões de reais. Ontem, o governador João Doria sancionou o projeto para o pagamento ainda este ano do abono salarial aos professores do Estado.