Reator nuclear na Ucrânia é atingido por bombardeio russo

Um reator experimental nuclear em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido por bombardeios do Exército russo neste sábado. Esta não é a primeira vez que o prédio do instituto de física esteve na mira dos mísseis, mas antes o dispositivo de fissão ainda não havia sido impactado.

Ainda não é possível avaliar a extensão dos danos devido ao bombardeio contínuo na área da instalação nuclear. A ofensiva pode gerar graves riscos por conta dos efeitos da radiação.

A instalação de pesquisa faz parte do Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv, que produz materiais radioativos para uso médico e industrial.

A exposição à radiação pode gerar impactos graves à saúde, imediatos e de longo prazo, incluindo câncer.

Ainda neste sábado, dia em que a Polônia recebeu o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, uma cidade muito próxima do país foi alvo de mísseis russos. De acordo com autoridades ucranianas, dois ataques atingiram Lviv e deixaram cinco feridos.

A informação foi confirmada pelo governador da região, Maksym Kozytskyy. Houve relato de três explosões altas no extremo leste da cidade. Nuvens escuras de fumaça foram vistas no local. Segundo Kozytskyy, em seu canal no Telegram, mais tarde outras três “explosões poderosas” foram ouvidas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS