Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a região de Ribeirão Preto foi regredida para a fase laranja do Plano São Paulo, que estuda a reabertura e a flexibilização da quarentena de forma individual das regiões paulistas.
Além da região de Ribeirão Preto, as regiões de Franca, Piracicaba, Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto e Taubaté também regrediram. Presidente Prudente, Sorocaba e Registro permanecem na fase laranja, e somente Marília regrediu para a fase vermelha na classificação.
O anúncio oficial vai ocorrer no início da tarde desta sexta-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do Governo paulista.
Devido o avanço da segunda onda da Covid-19, o Centro de Contingência recomenda o limite máximo de 25 pessoas em reuniões realizadas em locais fechados, com distanciamento mínimo de 1.5 metros. É recomendado também o endurecimento de medidas restritivas em cidades que apresentam lotação nos leitos de UTI.
Boletim Epidemiológico
Com o aumento de novos casos, Ribeirão Preto registrou, nesta quinta-feira (14), 264 casos de coronavírus. No total, 42,4 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença. Outros 2 mil exames ainda aguardam os resultados, e 998 óbitos foram notificados.
De acordo com a plataforma leitoscovid.org, 37,8 mil pessoas estão recuperadas da covid-19 em Ribeirão Preto.
Atualmente, a ocupação dos leitos de UTI é de 77,44%, o que representa 103 leitos ocupados em um total de 133. 77 respiradores estão sendo utilizados.
Em relação aos leitos de enfermaria, a ocupação é de 71,26%, o que representa 119 leitos ocupados em um total de 167.
Fases do Plano São Paulo
Vermelha – Alerta máximo, com liberação apenas para serviços essenciais.
Laranja – Fase de atenção, com eventuais liberações.
Amarela – Fase controlada, com maior liberação de atividades.
Verde – Fase de abertura parcial, com menores restrições.
Azul – Fase de controle da doença, com a liberação de todas as atividades com protocolos.