RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Representante da UE confirma inclusão de Putin e Lavrov em lista de sanções

O alto representante da União Europa (UE) para a política externa, Josep Borrell, confirmou no período da tarde (de Brasília) desta sexta-feira, 25, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ministro das Relações Exteriores do país, Sergey Lavrov, serão incluídos na lista de indivíduos alvos de sanções. A decisão foi tomada em reunião com chanceleres do bloco nesta sexta-feira, no âmbito de segundo pacote de punições pela invasão da Ucrânia.

Em coletiva de imprensa, Borrell explicou que os ativos de Putin e Lavrov na UE serão congelados, mas não detalhou o alcance das medidas.

Borrell acrescentou que alvos civis foram atingidos na Ucrânia, arriscando vidas inocentes, e acusou a Rússia de ameaçar usar arsenal nuclear sempre que é desafiada.

Segundo ele, as potencias ocidentais intensificarão esforços para denunciar ao mundo a ofensiva de Moscou. Para ele, os russos precisam ser “isolados” da comunidade internacional. “Estamos cortando acesso da Rússia aos principais mercados de capitais”, disse.

Swift

Josep Borrell afirmou também que o segundo pacote de sanções contra Rússia pela invasão da Ucrânia não inclui o desligamento do país do sistema bancário global Swift.

No entanto, o diplomata evitou descartar qualquer medida. “Isso segue como uma possibilidade para considerações futuras”, disse, em coletiva de imprensa, após reunião de ministros das Relações Exteriores do bloco.

Borrell acrescentou que a UE avaliará o comportamento russo nos próximos dias e decidirá os próximos passos com base na evolução do conflito. Segundo ele, se forem necessárias, mais medidas podem ser tomadas.

Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS