Ribeirão Preto deve avançar, nesta sexta-feira (5), para a fase laranja do Plano São Paulo, que regulamenta a reabertura gradual do comércio e a flexibilização da quarentena nas regiões paulistas. A informação foi apurada pelo Grupo Thathi e confirmada por fontes ligadas ao Palácio dos Bandeirantes e ao Palácio Rio Branco.
O avanço no Plano SP será possível pois a região de Ribeirão Preto obteve índice inferior a 75% em relação a ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva na tarde desta quinta-feira (5). Apesar disso, houve momentos do dia em que o índice superou os 75%.
O anúncio oficial será divulgado em coletiva marcada para o início da tarde desta sexta-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o Governo Estadual, podem funcionar na fase laranja: academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h.
Boletim Epidemiológico
Segundo a plataforma LeitosCovid.Org, Ribeirão Preto possui 47,3 mil casos confirmados da doença e 1.115 óbitos. 43 mil pacientes estão recuperados da Covid-19.
Em relação aos leitos de UTI, a ocupação é de 73,53%, o que representa 142 leitos ocupados em um total de 193. Ao todo, 112 respiradores estão sendo utilizados.
Sobre os leitos de enfermaria, a ocupação é de 67,20%, o que representa 125 leitos ocupados em um total de 186.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 18,4 mil profissionais da saúde e idosos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Ribeirão Preto.