O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que Ribeirão Preto continua na zona vermelha de classificação no Plano São Paulo, que estuda a volta gradual dos municípios de acordo com os dados relacionados ao coronavírus.
Sendo assim, a cidade seguirá em quarentena, e somente serviços essenciais poderão abrir na cidade, como já havia sido decretado por João Dória no dia 1° de junho, quando Ribeirão Preto regrediu da fase laranja para a atual fase vermelha.
O anúncio acontece neste momento no Palácio dos Bandeirantes, sede oficial do Governo de São Paulo. Além de Ribeirão Preto, Campinas, Araçatuba e Franca também estão classificadas como zona vermelha. A grande maioria do estado, atualmente, está avaliada como zona laranja. Sorocaba, Bauru e Presidente Prudente não se encontram mais na fase vermelha, como divulgado anteriormente, fazendo parte agora da fase laranja.
A sexta fase da quarentena agora está prevista para acabar no dia 30 de julho. João Doria citou cinco pontos sobre a quarentena no estado. O primeiro ponto fala sobre o número de óbitos, que teve queda durante duas semanas. O segundo ponto abordado fala sobre a letalidade do vírus, e o estado apresenta 4.9% de casos que resultam em mortes. O terceiro ponto fala sobre a regressão da doença na capital paulista durante as duas últimas semanas. O quarto ponto fala de resultados positivos no litoral e no interior do estado. A última questão abordada foi o início da seleção dos nove mil voluntários que irão receber a vacina coronavac em São Paulo e cinco outros estados do país. A vacinação preventiva está marcada para começar no próximo dia 20.
A coletiva pode ser acompanhada pelo vídeo abaixo:
Plano São Paulo
O Plano São Paulo foi elaborado por autoridades estaduais em sintonia com especialistas do Centro de Contingência do coronavírus e do Comitê Econômico Extraordinário que atuam voluntariamente em apoio ao Estado.
As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.
Fase 1 – vermelha
Quarentena segue normal, com autorização de funcionamento apenas para serviços essenciais (mercados, farmácias, por exemplo), além de indústrias e construção civil.
Fase 2 – laranja
– Pode abrir, com restrições: comércio, shopping, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias;
– Demais serviços não essenciais: continuam fechados.
Fase 3 – amarela
– Reabertura total: atividades imobiliárias, escritórios, concessionárias;
– Pode abrir, com restrições: comércio, shopping, salão de beleza, bares e restaurantes
As fases são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período. Uma região só poderá passar a uma reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis.
Principais medidas de prevenção da Covid-19
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar álcool gel 70%.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Manter o ambiente limpo e arejado.
Evitar aglomerações ou locais com muitas pessoas.
Manter sempre que possível a distância de pelo menos dois metros de qualquer pessoa em ambientes coletivos.
Seguir todas as orientações das autoridades públicas quanto à restrição de movimentação e contato com outras pessoas.
Quando as atividades escolares estiverem suspensas, as crianças deverão permanecer em casa, ou seja, não frequentar outras áreas coletivas.
*Texto em atualização