Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido

Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, foi anunciado nesta segunda-feira (24) como o novo primeiro-ministro do Reino Unido, depois que seu rival Boris Johnson desistiu da disputa. Sunak foi o único candidato a conseguir apoio suficiente nas eleições internas para líder do Partido Conservador.

Na sexta-feita (21), a britânica Liz Truss renunciou aos postos de líder do Partido Conservador e de primeira-ministra do Reino Unido e abriu novamente eleições para o cargo. A última eleição havia sido definida há pouco mais de um mês, no dia 5 de setembro.

Johnson, um dos favoritos para a disputa, admitiu que não teria mais a capacidade para aglutinar as forças do partido após um dos períodos mais turbulentos da história política britânica e não se candidatou. Outra concorrente era Penny Mordaunt, líder da Câmara dos Comuns do Parlamento. No entanto, ela não reuniu o mínimo de 100 apoiadores necessários e retirou a candidatura minutos antes do anúncio.

Sunak será o terceiro premiê em menos de dois meses, e terá como tarefa recuperar a estabilidade econômica e política do país. O político de 42 anos herda o cargo de Liz Truss, que ocupou a posição por menos de 45 dias e renunciou após um pacote fiscal controverso causar agitação nos mercados.  O ex-chefe de fundos será encarregado de reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido através de profundos cortes de gastos, em meio ao aumento das taxas de energia, alimentos e hipotecas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS