RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Saiba quais são as três questões anuladas no Enem 2025

As perguntas invalidadas compõem o caderno do segundo dia de provas, aplicado no último domingo (16)

Caderno de questões Enem 2025 | Foto: Ângelo Miguel/MEC
Caderno de questões Enem 2025 | Foto: Ângelo Miguel/MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta quarta-feira (19), quais são as três questões objetivas anuladas no Enem 2025. As perguntas invalidadas compõem o caderno do segundo dia de provas, aplicado no último domingo (16).

No comunicado oficial sobre a anulação, divulgado na terça-feira (18), a entidade afirmou que a medida se deu após “identificar relatos de antecipação de questões similares”. A publicação dos gabaritos foi antecipada em um dia em razão dessa situação.

A decisão do Inep ocorre após o vídeo de uma transmissão ao vivo viralizar nas redes sociais. Na gravação, divulgada dias antes do segundo dia de provas, são exibidas questões que apresentam similaridades com as que caíram no exame.

O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a atuação da pessoa suspeita de divulgar os itens e identificar eventuais responsáveis.

Vejas as questões anuladas por caderno:

  • Amarelo (caderno 5): 115, 121 e 178;
  • Cinza (caderno 6): 115, 118 e 172.
  • Azul (caderno 7): 123, 132 e 174;
  • Verde (caderno 8): 132, 135 e 168;
  • Roxo (caderno 12): 115, 118 e 172;
  • Laranja (caderno 11): 115, 118 e 172.

Anuladas

A questão 115 do caderno amarelo é de física, mais especificamente da área de acústica, e envolve o conceito de nível sonoro ou intensidade sonora e logaritmos (matemática aplicada). A segunda questão anulada, número 121 do caderno amarelo, é de biologia, focada nos processos de fotossíntese. Por fim, a questão 178 do mesmo caderno é de matemática, e envolve conceitos de álgebra e equações do segundo grau.

Vale lembrar que todos os cadernos possuem as mesmas 90 questões de matemática e de ciências da natureza (biologia, química e física) , a única diferença é a ordem das questões, com o objetivo de evitar fraudes.

Validade do Enem

Nas redes sociais, o Movimento Nacional #AnulaEnem iniciou a convocação de atos para sexta-feira (21), em Brasília, e para a tarde de sábado (22) em diferentes estados do país. Internautas afirmam que a mobilização busca defender a isonomia e a transparência do exame, além de cobrar a anulação da edição de 2025 após a falha de segurança.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou em entrevista à TV Educativa do Ceará, nesta terça-feira (18), que as demais questões do segundo dia de provas do Enem 2025 – as que não foram anuladas – permanecem válidas. “Para garantir que todos não fossem prejudicados por conta dessas três questões, o Inep as anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens, também a redação e o que foi elaborado e aplicado durante esses dois dias”, declarou.

Live na internet e pré-teste

De acordo com o ministro Camilo Santana, as apurações indicam que uma pessoa que participou do pré-teste do Enem transmitiu, ao vivo, itens dessa etapa antes da aplicação do segundo dia de provas.

“Como alguns milhares de pessoas tiveram acesso à live dessa pessoa, dentro de uma dimensão de mais de 4 milhões de pessoas que fizeram a prova. Mas, para dar garantia de isonomia, nós resolvemos anular as três questões, por uma questão muito mais de prevenção e para dar lisura ao processo do Enem”.

O pré-teste do Enem corresponde a uma fase em que novos itens são aplicados de forma experimental e sigilosa, antes de integrarem o Banco Nacional de Itens (BNI), caso atendam aos critérios técnicos estabelecidos.

Esse procedimento tem como finalidade reunir informações consideradas essenciais para aprimorar a qualidade e a precisão da avaliação baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Entre os aspectos analisados estão o grau de dificuldade de cada item (fácil, médio ou difícil) e a probabilidade de acerto casual, o chamado “chute”.

Nessa etapa, um grupo de estudantes com perfil semelhante ao público-alvo do exame responde às questões de múltipla escolha.

Somente após essa análise, os itens que apresentam bom desempenho passam a compor o conjunto utilizado na elaboração das provas. Esses itens podem ser incluídos em futuras edições do Enem e aplicados a milhões de participantes. As demais questões são descartadas ou encaminhadas para reformulação.

O Inep não divulga para o público geral as questões específicas, nem os resultados detalhados dos pré-testes.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS