SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A quinta rodada da fase de grupos da Sul-Americana vai agitar o meio de semana de sete equipes brasileiras, que fazem jogos cruciais. A reportagem resume, abaixo, qual a situação detalhada de seu time para os duelos dos próximos dias. No torneio da Conmebol, o primeiro lugar de cada chave vai direto às oitavas de final, enquanto o vice-colocado avança aos playoffs para encarar equipes eliminadas da Libertadores.
*
BOTAFOGO (GRUPO A)
O Botafogo se garante antecipadamente nos playoffs em caso de vitória sobre a LDU na terça-feira (6) a vaga direta, no entanto, é impossível nesta semana. Mesmo perdendo, no entanto, o time carioca pode carimbar o acesso nas fases seguintes. Isso acontece se o Magallanes não vencer o César Vallejo dois dias depois.
Atual situação:
1 – Botafogo: 8 pontos (SG +5)
2 – LDU: 8 pontos (SG +5)
3 – Magallanes: 3 pontos (SG -4)
4 – César Vallejo: 1 ponto (SG -6)
RED BULL BRAGANTINO (GRUPO C)
O Red Bull Bragantino já está confirmado ao menos nos playoffs, mas pode encaminhar a vaga direta caso supere o Estudiantes na quarta-feira (7), longe de Bragança Paulista. O time de Pedro Caixinha, mesmo perdendo para os argentinos, ainda pode chegar às oitavas na última rodada, mas não dependeria só dele.
Atual situação:
1 – Bragantino: 10 pontos (SG +12)
2 – Estudiantes: 10 pontos (SG +9)
3 – Tacuary: 3 pontos (SG -9)
4 – Oriente Petrolero: 0 ponto (SG -12)
SÃO PAULO (GRUPO D)
O São Paulo se classifica oficialmente aos playoffs caso vença o Tolima e pode chegar direto às oitavas, neste caso, se o Tigre não bater o Puerto Cabello. Se empatar com os colombianos, fica “apenas” com o acesso confirmado para o jogo contra um eliminado da Libertadores.
Atual situação:
1 – São Paulo: 10 pontos (SG +6)
2 – Tigre: 7 pontos (SG +2)
3 – Tolima: 5 pontos (SG +1)
4 – Puerto Cabello: 0 ponto (SG -9)
SANTOS (GRUPO E)
O Santos vive situação dramática e não garante nem mesmo uma vaga nos playoffs caso vença o Newell’s Old Boys em casa. Neste cenário, o time de Odair Hellmann ainda precisa de uma nova conquista na última rodada para seguir vivo no torneio.
Atual situação:
1 – Newell’s Old Boys: 12 pontos (SG +6)
2 – Audax Italiano: 7 pontos (SG +2)
3 – Santos: 4 pontos (SG -1)
4 – Blooming: 0 ponto (SG -7)
AMÉRICA-MG (GRUPO F)
O América-MG também não tem vida fácil e precisa de um milagre até mesmo para alcançar os playoffs: é fundamental que a equipe de Vagner Mancini derrote o Millonarios, na terça-feira (6), e o Peñarol, no fim do mês, para sonhar em continuar jogando a Sul-Americana.
Atual situação:
1 – Millonarios: 10 pontos (SG +7)
2 – Defensa y Justicia: 9 pontos (SG +2)
3 – América-MG: 4 pontos (SG +1)
4 – Peñarol: 0 ponto (SG -10)
GOIÁS (GRUPO G)
O Goiás ainda não perdeu na fase de grupos e, se bater o Gimnasia em casa na quinta-feira (8), alcança, no mínimo, os playoffs. A vaga direta pode surgir horas depois, caso o Universitario seja superado pelo Santa Fe.
Atual situação:
1 – Goiás: 8 pontos (SG +3)
2 – Universitario: 7 pontos (SG +2)
3 – Santa Fe: 4 pontos (SG -2)
4 – Gimnasia: 3 pontos (SG -3)
FORTALEZA (GRUPO H)
O Fortaleza venceu todos os seus jogos até aqui e vai garantir vaga direta nas oitavas em caso de vitória, na terça-feira (6), sobre o Estudiantes de Mérida. Até mesmo um empate serve desde que o Palestino não derrote o San Lorenzo.
Atual situação:
1 – Fortaleza: 12 pontos (SG +12)
2 – Palestino: 7 pontos (SG +1)
3 – San Lorenzo: 4 pontos (SG -2)
4 – Estudiantes de Mérida: 0 ponto (SG -11)
Redação / Folhapress