RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Saiba quem são os réus do Núcleo 3 da trama golpista

STF forma maioria para condenar 9 dos 10 réus

Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira (18), para condenar nove réus dos 10 réus apontados como integrantes do núcleo 3, também chamado de núcleo operacional, da trama golpista. Votaram pela condenação o relator, ministro Alexandre de Moraes, e os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O último a votar será Flávio Dino.

O colegiado se manifestou pela absolvição do general da reserva Estevam Theophilo, por falta de provas. Para os ministros, apesar de indícios de participação, não há elementos suficientes para responsabilizá-lo criminalmente.

O núcleo é composto por nove militares do Exército e um policial federal, a maioria formada por oficiais com treinamento em forças especiais, conhecidos como “kids pretos”. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo atuou na preparação de ações táticas do plano golpista, incluindo a tentativa de sequestrar e matar autoridades como o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A maior parte dos acusados foi condenada pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Dois réus, Márcio Nunes de Resende Júnior e Ronald Ferreira de Araújo Júnior, tiveram as condutas desclassificadas para os crimes de incitação ao crime e associação criminosa. Com a alteração, eles terão as penas abrandadas. A própria PGR já havia avaliado que Ronald não participou de reuniões da trama e, segundo a procuradoria, se limitou a disseminar informações falsas para estimular a ruptura democrática.

Moraes, que votou pela primeira vez pela absolvição de um réu da trama golpista, afirmou que os militares tentaram influenciar o Alto Comando do Exército para aderir ao plano de manter Bolsonaro no poder após a derrota para Lula nas eleições de 2022. O ministro também apresentou mensagens enviadas pelos réus ao tenente-coronel Mauro Cid, apontadas como indícios de alinhamento ao núcleo central da trama.

Com a maioria formada, a Primeira Turma deve avançar para a fase de dosimetria das penas após o voto de Dino. Na semana passada, as defesas dos dez acusados apresentaram sustentações orais e alegaram ausência de provas suficientes para condenação.

Confira a lista dos réus do Núcleo 3

  • Bernardo Romão Correa Netto (coronel);
  • Estevam  Theophilo (general);
  • Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
  • Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel);
  • Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel);
  • Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);
  • Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel);
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);
  • Wladimir Matos Soares (policial federal).

*Com informações de Agência Brasil

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS