SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, iniciou as atividades para os festejos de Corpus Christi às 6h desta quinta-feira (8) com a confecção de um tapete no centro histórico do município.
A tradição se estende desde 1961, segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Valmir Baptista Damas, disse em entrevista a uma rádio.
Mais de mil pessoas, entre moradores e turistas, trabalharam na confecção do tapete colorido, que mede cerca de 850 metros quadrados e é produzido com serragem, argila, casca de ovo, cal, pipoca e pó de café.
A celebração, que tem como tema “Eucaristia e as Obras de Misericórdia”, inclui também a realização de missas, de uma feira de artesanato, e de passeios.
Após a missa campal com o Bispo Dom Arnaldo, marcada para 15h na Praça 14 de Novembro, haverá a procissão de Corpus Christi, na qual é utilizado o tapete produzido pela população.
Os festejos de Corpus Christi, considerado um dos eventos mais importantes da cidade, terminarão às 20h.
O Corpus Christi é uma festa que celebra, segundo a tradição católica, a presença real de Cristo na Eucaristia, que é o ato do recebimento da hóstia consagrada.
Desde que foi instituída, no século 13, a comemoração ocorrer sempre em uma quinta-feira 60 dias depois do domingo de Páscoa.
Redação / Folhapress