O projeto Jornada da TecnologIA está com inscrições abertas para 1,2 milhão de vagas em cursos remotos gratuitos de Inteligência Artificial (IA) e tecnologia pelo Portal Trampolim. A inciativa é do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Os interessados têm até domingo (23) para se inscrever.
Para participar, é necessário acessar a área “Jornadas de Qualificação” no Portal Trampolim e clicar no botão “Saiba mais”. O aluno será redirecionado para o Portal Qualifica, onde encontrará os cursos disponíveis da Jornada da TecnologIA, além das orientações para realizar o cadastro e garantir uma vaga modalidade escolhida.
Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida.
A ação foi desenvolvida com o objetivo de promover uma evolução progressiva de conhecimentos em IA e outras áreas da tecnologia, levando os estudantes desde o básico até aplicação prática desses fundamentos. Confira as três etapas da trilha formativa:
1ª Etapa – StartSe: IA para Todos (1 milhão de vagas)
- Curso introdutório e acessível sobre os conceitos básicos da Inteligência Artificial e suas aplicações no dia a dia;
- Carga horária: 4h;
- Início das aulas: imediato (remoto).
2ª Etapa – Salesforce: Agentes de IA (250 mil vagas)
- Formação voltada ao desenvolvimento de agentes de IA, com foco em Ciência de Dados, Business Intelligence, Ética e Governança;
- Carga horária: 15h38min;
- Início das aulas: imediato (remoto).
3ª Etapa – Qualifica SP: Formação em tecnologia (120 vagas)
- Etapa prática com turmas específicas e foco em qualificação profissional e empregabilidade;
- Carga horária: 80h;
- Início das aulas: 1°/12 (previsão).
Cursos disponíveis:
- Desenvolvimento de Chatbots (30 vagas) e IoT – Internet das Coisas (30 vagas). Cursos disponíveis para pessoas entre 16 e 24 anos (Meu Primeiro Emprego);
- Introdução à Cibersegurança (30 vagas) e Computação em nuvem (30 vagas). Cursos disponíveis para pessoas entre 25 e 59 anos (Novo Emprego).
Ao final da trilha, que soma cerca de 100 horas de capacitação, os concluintes serão convidados a participar de uma ação de empregabilidade organizada pela pasta, com o objetivo de conectar talentos formados com empresas de tecnologia parceiras em todo o estado.



