A SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk, tem metas estratosféricas para 2022. Segundo o site The Verge, a companhia deve fazer cerca de 52 lançamentos ao espaço, entre satélites e missões em conjunto com a Nasa. O recorde da startup havia sido 31 lançamentos, marca alcançada no ano passado.
A média de voos esperados pela SpaceX é como se a empresa mandasse ao espaço uma missão por semana – no nosso calendário, o ano tem exatamente 52 semanas.
A tarefa é um desafio que a empresa vai enfrentar em 2022 juntamente com a ramificação de serviços da startup, como o fornecimento de internet – no Brasil, a autorização para operar satélites de internet no Brasil foi dada na última sexta-feira, 28, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Para a astronauta Sandra Magnus, ex-diretora do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica, o plano é um movimento ambicioso e que deve zelar pela própria empresa no andamento do trabalho intenso.
“Esse é um ritmo incrível. Mas a Nasa e a SpaceX terão que estar atentas durante 2022 para que não sejam vítimas de seu sucesso”, afirmou a astronauta em entrevista ao The Verge. “Tanto a Nasa quanto a SpaceX terão que garantir que a atenção e a prioridade apropriadas sejam focadas nas missões da Nasa e os recursos certos sejam usados para manter esse ritmo em uma medida segura.”
Agência Estado