Ter o pneu furado durante um passeio de bicicleta já é chato, quando o veículo é usado para locomoção ao trabalho é ainda pior. Mas já há tecnologia disponível para criar pneus que nunca furam e uma startup na Califórnia está desenvolvendo um modelo de bicicleta com a inovação.
Batizado de METL, o pneu futurístico é feito com um material leve e superelástico conhecido como NiTinol +. Quando dobrado, instantaneamente volta à sua forma original. Ele não precisa de ar para rodar, é elástico como borracha, mas forte como titânio.
De acordo com a startup SMART, o pneu METL possui 7 benefícios:
- Seguro – Elimina a possibilidade de falha de punção
- Forte – Pode suportar deformação excessiva
- Robusto – Pode ser configurado para alta tração em vários terrenos
- Simples – Elimina a necessidade de ar
- Versátil – A rigidez do pneu pode limitar a energia transferida para o veículo
- Leve – Não é necessária estrutura interna para o conjunto pneu / roda
- Limpo – Ecologicamente correto, sem grandes desperdícios de pneus
Utilizando materiais de longa duração, a empresa também afirma que reduzirá o uso de elastômero ou paredes laterais e invólucros de borracha.
Parceria com a NASA
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Nasa, a Agência Espacial estadunidense que originalmente desenvolveu e testou o material SuperElastic Tire para futuras missões lunares e em Marte. Anteriormente, eram usados pneus de alumínio finos que eventualmente sofreram rachaduras e buracos devido ao terreno difícil de Marte.
Ao contrário do que sugere as imagens de divulgação do protótipo, o pneu será envolvido em um material de borracha e poliuretano – nenhum metal estará em contato direto com o solo.
Fundada em 2020, a SMART Tire Company também está trabalhando com a empresa de micromobilidade Spin, que faz parte da Ford, para desenvolver pneus para scooters elétricos. Além de uma parceria com a marca de bicicleta Felt Bicycles. Tais cooperações ajudarão em pesquisas, análise de dados, ciência de materiais e desenvolvimento de novos produtos.
A startup afirma estar ciente de que serão necessários mais testes para o produto chegar a veículos de 4 rodas, por isso a estratégia inicial é lançar a bicicleta. Mas, a longo prazo, almeja ser a Tesla da indústria de pneus. “Sabemos que estamos a poucos anos de um produto que está pronto para revolucionar toda a indústria automotiva, em escala global”, garante.
- Com o mote “Reimaginando a roda, reinventando o pneu”, a startup lançará a bicicleta com os pneus METL em 2022.
Informações: CicloVivo