O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fechou as portas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Estado.
Na última quarta-feira, 21, Tarcísio anunciou os nomes de seus secretários. E não está na lista a pasta da população com deficiência.
Criada em 2008, foi a primeira secretaria estadual do País com essa temática. Atualmente, ocupa vários andares no Memorial da América Latina e mantém diversos projetos.
Entre suas ações mais importantes estão as estruturas das delegacias de polícia especializadas em crimes contra a pessoa com deficiência, que têm uma equipe técnica formada por profissionais do Instituto Jô Clemente (IJC). Neste mês, três unidades foram inauguradas no litoral e no interior, além da central já em funcionamento na capital paulista.
Vale ressaltar que nos últimos quatro anos, o governo de Jair Bolsonaro, do qual Tarcísio de Freitas foi ministro e defensor, atacou constantemente os direitos da população com deficiência e tentou eliminar o Conade (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência).