RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Trump anuncia tarifa adicional de 100% sobre produtos da China; veja motivo

Presidente americano afirmou que as medidas são uma resposta as novas políticas de exportação da China

O presidente dos EUA, Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) que, a partir de 1º de novembro, vai impor tarifas de 100% sobre produtos chineses, além da tarifa atual de 30%. Na mesma data, também serão aplicados controles de exportação sobre todos os tipos de software crítico, segundo publicação de Trump na plataforma Truth Social.

O republicano disse que essas medidas são uma resposta aos planos da China de “impor controles de exportação para todos os tipos de produtos”. Trump ainda acrescentou que as tarifas adicionais podem ser aplicadas antes do dia previsto, dependendo das ações adotadas por Pequim.

O presidente já havia afirmado mais cedo que avaliava um “aumento massivo” nas taxas e que não via motivo para se reunir com o líder da China, Xi Jinping, em três semanas na Coreia do Sul.

“Ninguém nunca viu nada parecido, mas, essencialmente, isso ‘entupiria’ os mercados e tornaria a vida difícil para praticamente todos os países do mundo, especialmente para a China”, disse ele na publicação.

Em setembro, Trump havia anunciado que pretendia se reunir com Xi para tratar de comércio, drogas ilícitas e da guerra da Rússia na Ucrânia. No início de outubro, a soja voltou a ser citada como tema central da conversa, mas a China nunca confirmou publicamente a reunião.

Na quinta-feira (9), a China implementou novas regras de controle para a exportação de terras raras, minerais estratégicos essenciais para a fabricação de chips e equipamentos de alta tecnologia.

Entre as medidas estão restrições para uso militar, proibição de cooperação não autorizada com outros países e exigência de licenças para produtos produzidos fora da China que utilizem seus minerais. Segundo o Ministério do Comércio chinês, o objetivo é proteger a segurança e os interesses nacionais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS