Em Ribeirão Preto, o uso de máscara passa a ser obrigatório a partir desta quarta-feira (22), como medida protetiva para evitar o contágio pela Covid-19.
O prefeito Duarte Nogueira prorrogou o período da quarentena na cidade até 27 de abril e, no decreto publicado na última sexta-feira (17), ficou estipulado a obrigatoriedade do uso para pessoas que trabalham com atendimento direto ao público. Os comércios de serviços essenciais que permitirem a entrada sem a peça, poderá ser penalizado com multa que varia de R$ 55 a R$ 552.
Motoristas e pessoas que circulam pelas ruas sem a máscara receberão orientação sobre o uso da proteção. A medida será acompanhada pela Fiscalização Geral do Município e pela Guarda Civil Metropolitana.
A medida segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que passou a recomendar o uso do acessório mesmo para quem não tem sintomas do novo coronavírus.
Pesquisas apontam que parte das infecções partiu de pessoas assintomáticas, que podem não apresentar os sintomas, mas que estão contaminadas e transmitem o vírus. A máscara serve como barreira física que impede que gotículas se espalhem no ar.