RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Veja as datas e principais mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2026

Brasileiro terá maior duração e estaduais contam com menos datas

CBF anunciou o novo calendário do futebol profissional masculino brasileiro | Foto: Rafael Ribeiro/CBF
CBF anunciou o novo calendário do futebol profissional masculino brasileiro | Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta quarta-feira (1º), no Rio de Janeiro, o calendário do futebol profissional masculino para 2026. As principais alterações envolvem a redução de datas dos campeonatos estaduais e a ampliação do Brasileirão, que terá temporada mais longa.

A Série A do Campeonato Brasileiro está prevista para começar em 28 de janeiro e terminar em 2 de dezembro, com pausa durante a Copa do Mundo. O formato da disputa será mantido. Já os campeonatos estaduais terão mudanças, passando de 16 datas para 11. As disputas devem ocorrer entre 11 de janeiro e 8 de março.

Outra competição que contará com grandes mudanças é a Copa do Brasil. A competição terá um grande aumento de participantes, passando de 92 para 126 clubes. Com isso, o torneio contará com uma ampliação no número de jogos, passando de 122 para 155.

A decisão da Copa do Brasil será disputada em partida única, no dia 6 de dezembro. A competição começará em 18 de fevereiro.

Segundo a CBF, o objetivo das mudanças é “dar mais racionalidade ao calendário, reduzir o excesso de jogos para times da Série A e oferecer mais oportunidades para clubes de divisões inferiores”.

“Demos o primeiro passo na redução do excesso de jogos para clubes de Série A e ao mesmo tempo vamos promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais, democratizando o futebol brasileiro. Times que passavam meses inativos, após seus Estaduais, agora terão competições nacionais para jogar”, afirmou o diretor de competições da CBF, Julio Avellar.

Principais mudanças da CBF para 2026:

  •  Aumentou o número de participantes da Copa do Brasil e diminuiu o número de datas para clubes da Série A;
  • Reduziu os campeonatos estaduais de 16 para 11 datas, com manutenção do período de duração de 11 de janeiro a 8 de março;
  • Reformulou e ampliou as vagas para a Série C, a partir de 2027, e a Série D, já no próximo ano;
  • Estipulou um calendário específico para os campeonatos regionais, sem sobrepor os campeonatos estaduais, adotou um novo formato para a Copa Verde, retomando a Copa Norte e criando a Copa Centro-Oeste, e promoveu a criação da Copa Sul-Sudeste;
  • Manteve o formato e antecipou os começos das Séries A e B, que serão paralisadas durante a Copa do Mundo Masculina;
  • Definiu que clubes participantes de competições continentais não disputam torneios regionais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS