RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Veja novas regras do Pix que prometem facilitar devolução de valores em caso de golpe

Com a mudança, vítima poderá solicitar a devolução de forma 100% digital, sem a necessidade de centrais de atendimento

Pix | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Pix | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Banco Central (BC) publicou nesta quinta-feira (28) uma resolução que modifica as regras do Pix com o objetivo de aprimorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). A medida, anunciada em abril, facilita a restituição de valores para vítimas de fraudes, golpes ou situações de coerção.

Com as mudanças, o MED passa a ser feito de forma 100% digital a partir do dia 1º de outubro, dispensando a necessidade de contato com o atendimento das instituições financeiras. A ferramenta estará disponível diretamente na aba “Pix” de qualquer aplicativo de banco, permitindo que a contestação de transações seja feita de forma prática, sem recorrer às centrais de atendimento.

Segundo o BC, o autoatendimento no MED aumentará a rapidez na contestação de transações fraudulentas, “o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”. 

Contas

Outra mudança prevista na resolução é a possibilidade de realizar a devolução a partir de contas diferentes da utilizada na fraude. Atualmente, o reembolso só é feito pela conta original, mas fraudadores costumam transferir rapidamente os valores para outras contas, deixando a conta inicial vazia quando a vítima solicita a devolução.

Com os aprimoramentos, o MED conseguirá rastrear os possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas entre os participantes da transação e permitirão a devolução de valores em até 11 dias após a contestação, de acordo com o BC. A funcionalidade será opcional a partir de 23 de novembro e se tornará obrigatória em fevereiro de 2026.

“O BC espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes”, esclarece o banco, em nota. 

Sobre o MED 

Criado em 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser utilizado em casos comprovados de fraudes ou erros operacionais das instituições financeiras. A ferramenta não se aplica a desacordos comerciais, situações envolvendo terceiros de boa-fé ou envio de Pix para a pessoa errada por engano do usuário, como erros de digitação da chave.

*Com informações de Agência Brasil*

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS