As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (22) provocaram quedas de árvores, enchentes, desabamentos e falta de energia elétrica em várias regiões.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente até o início da tarde foram atendidas 284 ocorrências relacionadas a quedas de árvores, oito para desabamentos e 13 para alagamentos. Segundo a Defesa Civil, oito pessoas ficaram feridas por causa de desabamentos.
A ENEL informou que cerca de 900 mil clientes ficaram sem luz, principalmente no Grande ABC e na zona sul da capital. O apagão foi causado pelo desligamento de uma subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, por volta das 10h50. A concessionária disse que o fornecimento já foi normalizado nas áreas mais afetadas, como Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, além dos bairros do Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga, em São Paulo.
Na capital, a queda de uma árvore na Alameda Santos, nos Jardins, comprometeu o tráfego em toda a região. Já no interior, ventos intensos foram registrados em diversas cidades, como Ourinhos (92 km/h), Bragança Paulista (86 km/h) e São Miguel Arcanjo (72 km/h). A Defesa Civil emitiu novos alertas de rajadas de vento e chuvas fortes para o restante do dia.
O litoral também sofreu com os temporais. Em Peruíbe, a queda da estrutura de um show deixou quatro pessoas feridas, uma em estado grave. Em Dracena, duas pessoas ficaram machucadas após a queda de uma árvore, enquanto em Marabá Paulista o destelhamento de uma casa feriu um morador.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas foram intensificadas pelas altas temperaturas registradas no fim de semana. Em cidades do litoral norte, como São Sebastião e Caraguatatuba, os termômetros ultrapassaram os 40 °C. A previsão é de novas pancadas de chuva acompanhadas de ventania ao longo desta segunda-feira.



