Vídeo | desembargador humilha guarda após ser multado por não usar máscara

Desembargador ofendeu guardas em Santos - Foto: Reprodução

Um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), identificado como Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, foi filmado humilhando um guarda civil municipal de Santos, no litoral de São Paulo, na tarde de sábado (18), ao ser multado por não usar máscara enquanto caminhava em um espaço público da cidade.

De acordo com o vídeo, o desembargador chama o guarda de “analfabeto”, rasga o papel da multa e joga no chão, indo embora em seguida. Ainda durante a abordagem, Eduardo realiza uma ligação para o secretário de Segurança Pública do município Sérgio Del Bel, na tentativa de intimidar o guarda.

Segundo informações da Prefeitura de Santos, o secretário apoiou a equipe que abordou o desembargador, e a multa foi lavrada. “Trata-se de um caso de reincidência: o mesmo cidadão já foi multado em outra data por cometer a mesma infração”, disse a Prefeitura em nota ao portal Metrópoles.

Segundo a entidade, além da multa de R$ 100 pelo não uso da máscara de proteção, o desembargador também receberá uma multa de R$ 150, por jogar lixo no chão.

Tribunal de Justiça de São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo publicou, neste domingo (19), uma nota de esclarecimento sobre o caso. “O Tribunal de Justiça de São Paulo informa que, ao tomar conhecimento, determinou imediata instauração de procedimento de apuração dos fatos; requisitou a gravação original e ouvirá, com a máxima brevidade, os guardas civis e o magistrado”, diz trecho da nota.

“O TJSP não compactua com atitudes de desrespeito às leis, regramentos administrativos ou de ofensas às pessoas. Muito pelo contrário, notadamente em momento de grave combate à pandemia instalada, segue com rigor as orientações técnicas voltadas à preservação da saúde de todos”, finaliza. 

Confira o vídeo que mostra o momento da abordagem.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS