Um ensaio para o show aéreo de Radom, evento anual polonês que celebra a aviação, acabou em tragédia nesta quinta-feira (28). Segundo Adam Szlapka, o porta-voz do governo da Polônia, a queda de um caça F-16 resultou na morte de um piloto.
A informação foi divulgada por Szlapka em uma postagem na rede social X, o antigo Twitter. Ele não deu detalhes do que poderia ter ocasionado o acidente.
Quem também utilizou a plataforma para se manifestar foi o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk. “Um piloto polonês morreu em um acidente com um F-16. Honrem sua memória! Expresso minhas profundas condolências à sua família e entes queridos”, escreveu em seu perfil.
Władysław Kosiniak-Kamysz, ministro da Defesa da Polônia também lamentou a morte do piloto. “Estou no local de uma tragédia. Um piloto do exército polonês morreu em um acidente com um F-16 – um oficial que sempre serviu ao seu país com dedicação e coragem. Presto homenagem à sua memória. Estendo minhas mais profundas condolências à família e entes queridos. Esta é uma grande perda para a Força Aérea e para todo o exército polônes”, escreveu.
O espetáculo aéreo Radom Air Show iria acontecer nesse final de semana, mas foi cancelado devido a tragédia.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que o avião cai, se choca contra o chão e explode.



