RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Brasil sai do Mapa da Fome; entenda o que isso significa

O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica países em que mais de 2,5% da população sofrem de subalimentação grave

Brasil sai do Mapa da Fome | Arquivo/Agência Brasília
Brasil sai do Mapa da Fome | Arquivo/Agência Brasília

O Brasil está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente. É que mostra o relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia. Com isso, o país está oficialmente fora do Mapa da Fome.

O Brasil havia voltado a figurar no Mapa da Fome no triênio de 2019 a 2021, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), após ter saído pela primeira vez dessa estatística em 2014. Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).  

O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica países em que mais de 2,5% da população sofrem de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).  Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.

Tirar o Brasil do Mapa da Fome foi uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A meta do governo era alcançar esse objetivo até 2026, último ano do atual mandato.

Após a divulgação dos resultados, Lula telefonou para o presidente da FAO, Qu Dongyu, em celebração pelos resultados do Brasil, afirmando que os dados devem melhorar mais quando o balanço constar apenas os anos de seu governo. A conversa foi transmitida ao vivo na conta oficial de Instagram do petista.

“Eu estou feliz que no ano que vem, quando você anunciar os dados no ano que vem, dos meus anos, 2023, 2024, 2025, posso garantir que os dados estarão muito melhores. Nesse [último] balanço da ONU a gente teve que carregar 2022, que era um ano muito ruim”, declarou.

Como é calculado o Mapa da Fome

A FAO adota alguns indicadores para monitorar a situação alimentar nos países. O principal deles é a Prevalência de Subnutrição (Prevalence of undernourishment – PoU), utilizado na construção do Mapa da Fome. Esse indicador identifica, em cada país, o percentual da população em risco de subnutrição. 

O PoU é calculado a partir de três variáveis: quantidade de alimentos disponíveis no país, considerando produção interna, importação e exportação; o consumo de alimentos pela população, considerando as diferenças de capacidade de aquisição (a renda) e a quantidade adequada de calorias/dia, definida para um indivíduo médio representativo da população.

Bolsa Família

O Bolsa Família, uma das principais políticas de combate à pobreza no país, conta hoje com 19,6 milhões de famílias beneficiárias. Trata-se do menor número desde a reformulação implementada pelo governo Lula em março de 2023. Segundo o governo, a redução se deu por razões positivas: quase 1 milhão de famílias deixaram o programa devido ao aumento da renda do domicílio, segundo dados do MDS.

Considerando o período em que a política foi chamada de Auxílio Brasil, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o número de famílias é o menor desde julho de 2022, quando havia 18,1 milhões contempladas, logo antes do aumento do benefício mínimo de R$ 400 para R$ 600.

No ano passado, o Brasil lançou, durante sua presidência no G20, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que tem como objetivo levar para outros países mais pobres recursos e experiências bem-sucedidas de redução da fome e da pobreza.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS