O Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 28 bilhões neste ano, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. O preço médio dos presentes deve girar em torno de R$ 221.
Pelo menos 79% dos brasileiros deverão consumir nessa data, de acordo com a pesquisa. O número é 2 por cento maior do que em 2021.
Os lojistas estimam que os produtos campeões de vendas devem ser as roupas, calçados, acessórios, perfumes, chocolates e cosméticos.
Os consumidores farão esforço maior este ano para presentear as mães, já que para 80% deles os produtos estão mais caros do que no ano passado, razão pela qual 33% dizem que a pretensão é de gastar mais.
Com o fim da pandemia, a maiora das pessoas pretende ir às compras presencialmente. Mas 44% dos entrevistados dizem que farão as compras pela internet, 13% a menos do que em 2021.
Os consumidores estão atentos aos preços, já que 81% pretendem pesquisar antes de comprar os presentes, em sua maioria em sites ou aplicativos pela internet. A principal forma de pagamento será o cartão de crédito parcelado.