Uma câmera de monitoramento registrou o exato momento em que uma nova cratera se abriu na Rua Felisbina de Souza Machado, no bairro Jardim Imperial, zona sul de São José dos Campos, na tarde de sábado (7) – veja abaixo.
Leia mais notícias da região aqui.
O flagrante mostra o asfalto cedendo rapidamente pela abertura, que surgiu a poucos metros de onde um caminhão de 10 toneladas já havia caído em janeiro.
Por conta da instabilidade do solo e do risco de novos desabamentos, a Defesa Civil interditou quatro casas e um prédio com 34 apartamentos. Ao todo, 156 moradores precisaram deixar o local e estão acolhidos em casas de parentes. A área permanece isolada e sob monitoramento constante das autoridades de segurança.
O novo desmoronamento causou o rompimento de tubulações, gerando um vazamento de água que assustou quem passava pela região. No domingo (8), a Sabesp informou que conseguiu adaptar a rede para restabelecer o abastecimento no bairro. A concessionária explicou que o problema foi causado pelo rompimento de uma galeria de águas pluviais, que faz parte do sistema de drenagem da prefeitura.

Equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e das concessionárias de energia e gás continuam no local nesta segunda (9) para realizar avaliações técnicas. O retorno dos moradores aos imóveis só será permitido após uma nova vistoria garantir que não há risco de novos afundamentos na via.
A rua já estava com o tráfego restrito desde o final de janeiro, quando o asfalto cedeu pela primeira vez no cruzamento com a Rua Roberto Baranoy, engolindo por completo um caminhão carregado com blocos de concreto.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



