Esta semana um cão chamado Bobi, um cão da raça Rafeiro do Alentejo, completou 31 anos e encheu as redes sociais de fofura. Mas nem todo mundo sabe a idade do próprio cachorro – que pode ter sido adotado.
Além disso, muita gente tem curiosidade de saber qual a idade correspondente à dos humanos de seu pet.
Um dos meios possíveis para a análise da idade de um cão é a dentição, já que o período de nascimento de cada categoria de dentes e a troca dos dentes de leite pelos permanentes ocorre em períodos pré-estabelecido.
Um filhote, por exemplo, terá ainda seus dentes de leite, que começam a nascer com aproximadamente 30 dias de idade. Eles dão lugares aos permanentes por volta de quatro a seis meses de idade.
Outros “sinais da idade” são a pelagem esbranquiçada em cães idosos e a aparência física e o tônus muscular do animal de estimação.
Vale lembrar que o veterinário irá considerar que há diferenças entre os portes dos cães na hora de fazer a estimativa de idade.
Diz o mito que para saber a idade do cachorro, em comparação à idade de um humano, basta multiplicar por sete. Ou seja, um cãozinho de três anos teria 21 anos, se fosse humano. Assim como um cachorro de 10 anos equivaleria a um idoso de 70 anos.