Você já se pegou amarrado a uma vontade qualquer? Na verdade, encanado muito mais com a própria vontade que com a coisa em si? Louco, né? Bom, antes que eu dê um nó em seus neurônios, aviso que essa situação esquisita inspirou a nova música do Chaviera, a explosiva ‘Tiquerê’.
Norteada pela saborosa dobradinha ska/rock pop, a banda de Ribeirão Preto (SP) é o que podemos chamar de um big project.
Big, porque são nada menos que 11 integrantes e project, porque a empreitada combina duas forças do cenário musical da cidade, a Chavala e a Canaviera – duas bandas renomadas e carismáticas, diga-se!
“Não sei se te quero ou se venero a minha vontade de te querer”, diz o início da letra, escrita por José Sales, vocalista do Chavala, e Charles San Martin Jr., batera do Canaviera.
“Tiquere” é o segundo lançamento da Chaviera – que não tem pressa nem pressão para virar um grupo regular, de carreira e estrada (o single de estreia chama-se ‘Dê Amor’, divulgado em 2020).
Se você está acostumado à sonoridade ska/rock pop, sabe que não há nada de chororô nem violão deprê. É o oposto. ‘Tiquerê’ é uma potente faixa estilo 220 volts desencapados. Tem alto astral, colorido, pulsação, vibração e uma letra chicletosamente criativa.
Tem pinta de hit radiofônico. E toda a alegria que carrega nem de longe sugere que seja uma música escrita no período mais crítico da pandemia. Méritos aos já referidos José Sales e Charles San Martin Jr., e também a todos os demais integrantes, que arranjaram e cuidaram da arte final da canção – convenhamos que não deve ser um troço fácil harmonizar perfeitamente tanta gente numa direção só, certo?
A Chaviera é formada por:
– Charles San Martin Jr. (Canaviera): bateria
– Thadeu Schmidt (Chavala): baixo
– Lucas Silva (Canaviera): teclado
– Walter Oliveira (Chavala): guitarra
– Tuco Fonseca (Canaviera): guitarra
– Guilherme Sircili (Canaviera): guitarra
– Mario Amorim (Chavala): trompete
– Jader Marcolino (Chavala): trombone
– José Sales (Chavala): vocal
– Daniel Boldrin (Canaviera): vocal
– Adriano Martins (Chavala): beleza (isso mesmo, o ar da graça)
– Romulo Ramazini (UnderStudio): captação, edição, mixagem e masterização
– Camila Vincci (Ateliê Criativo): conceito artístico, criação e finalização da capa
Fonte: Adaptação do texto de Henrique Inglez de Souza.