Cidades do Litoral Norte são afetadas por temporal

(Imagem: Prefeitura de São Sebastião)

Cidades do Litoral Norte, como Caraguatatuba e São Sebastião registraram estragos após temporal que atingiu a região na última sexta-feira (3). Foram registradas ocorrências de queda de árvores, rajadas de ventos e até quedas de energia.

Leia mais notícias da região aqui

Caraguatatuba:

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que no final da tarde de sexta-feira (3/11) rajadas de ventos de até 60 km/h atingiram a cidade.

A Defesa Civil atendeu oito ocorrências de queda de árvores, algumas em residências, mas sem vítimas. As ocorrências foram registradas todas na Região Sul: Porto Novo, Vapapesca, Perequê Mirim e Pegorelli.

Algumas árvores acabaram caindo sobre fiação elétrica e a empresa concessionária EDP foi acionada para solucionar o problema de queda de energia em alguns bairros.

Segundo a concessionária, os bairros mais afetados foram Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo e Jaraguá. Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

“Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados”, cita em nota a concessionária EDP.

As equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba continuam trabalhando neste sábado (4/11) para o atendimento de ocorrências.

Em casos de emergências, acione o 199 da Defesa Civil ou o 193 do Corpo de Bombeiros.

*Texto Prefeitura de Caraguatatuba

São Sebastião

A Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) prosseguem com os trabalhos de atendimento às ocorrências provocadas pelos fortes ventos e chuva do início da noite de sexta-feira (3).

Entre as principais ocorrências estão dezenas de quedas de árvores em todo o município, que provocou queda de energia em alguns bairros e exigiu trabalho da EDP. Não há registro de vítimas, somente uma família teve que ser removida após destelhamento de casa, na Topolândia, região central.

Desde o momento do vento e chuva forte, a Defesa Civil e a SESEP estão atendendo as ocorrências de quedas de árvores, registradas nos bairros Cambury, Juquehy, Portal da Olaria, Cigarras, Boiçucanga, Jaraguá, Enseada, Canto do Mar, Topolândia.

Devido à queda das dezenas de árvores, até a manhã deste sábado (4), haviam 240 ocorrências sobre queda de energia que provocou até falta d’água em alguns bairros.

Houve destelhamento em três casas na Topolândia, onde a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), rapidamente atenderam as famílias e, neste sábado, a equipe da SESEP trabalha para normalizar o telhado.

Devido ao grande número de ocorrências, a Defesa Civil está atuando com três equipes, sendo duas na Costa Sul, com apoio do Corpo de Bombeiros, e outra na região central e Costa Norte.

“Graças a Deus, não temos registros de vítimas, apenas danos materiais. Vale lembrar que todas as secretarias da Prefeitura se mantém empenhadas, de prontidão, para atender as ocorrências e dar toda a atenção à população”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Wagner Barroso.

A Defesa Civil permanecerá em ação e monitoramento das ocorrências em todo o município.

Alerta

A cidade já estava em alerta para a passagem de uma frente fria, entre sexta e domingo (5), com condições para pancadas de chuva forte em todo o Litoral Norte.

Segundo aviso da Defesa Civil do Estado, além disso, há condições para temporais, seguidos por raios, intensas rajadas de vento e granizo em toda a região.

Como há previsão de tempestade e acumulados na casa dos 70mm neste período, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.

Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil), porque, temporariamente, a linha 153 (COI) está sem funcionamento; ou  ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros).

*Texto Prefeitura de São Sebastião

EDP Bandeirantes

A EDP segue, de forma ininterrupta, com equipes reforçadas e dedicadas no atendimento a ocorrências provocadas pelas chuvas na tarde de sexta-feira (03) no Litoral Norte.

Até o momento, foram registradas 241 ocorrências em Caraguatatuba e em São Sebastião, o que elevou o nível de criticidade nos atendimentos comparado a um dia normal de atuação.

Em Caraguá, os bairros mais afetados foram Perequê Mirim, Travessão, Porto Novo e Jaraguá.

Já em São Sebastião, os bairros com mais ocorrências foram São Francisco, Camburi, Cigarras, Barequeçaba e Maresias.

Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.

Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.

A EDP reforça o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto ao risco de novos temporais em toda a região neste final de semana.

Também valem as recomendações quanto à segurança, para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:

  • Site: www.edp.com.br
  • Aplicativo EDP Online
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

*Nota EDP Bandeirantes

Sabesp

A Sabesp informa que, em função dos fortes ventos ocorridos na noite de ontem (3/11), das fortes chuvas e quedas de árvores em diversos locais de São Sebastião e Ilhabela, alguns sistemas de Abastecimento de Água da Sabesp estão com problemas nesse momento. O abastecimento está comprometido parcialmente na região central de São Sebastião, e na região Norte e Central de Ilhabela, com sistemas operando com geradores de energia.

Equipes da Sabesp trabalham desde ontem à noite para normalizar a situação.

A Empresa aguarda o trabalho de manutenção realizado pelas concessionárias de energia elétrica para normalizar completamente os seus sistemas, ainda durante o dia de hoje, sábado (4/11).

Todas as medidas para minimizar os efeitos dessa interrupção estão sendo tomadas pela Sabesp, que recomenda o uso da água com consciência, priorizando a água das caixas-d’água para higiene e alimentação até restabelecimento total do sistema. Os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos efeitos no abastecimento.

Ocorrências podem ser registradas na Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), também pelo WhatsApp 11 3388-8000 e pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.

*Nota Sabesp

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS